o que é um processo de desenvolvimento integrado? 

É um processo que visa o desenvolvimento pessoal e/ou profissional, integrando várias dimensões que juntas determinam uma maneira de ser, agir, pensar e relacionar-se  frente a um tópico relevante e objetivo para o cliente, ou seja, algo que deseja transformar, desenvolver ou potencializar.
Nossa proposta é examinar modelos automáticos formatados ao longo do tempo, para que possamos abrir espaço interno para a construção de novas competências e para as mudanças desejadas. 
Nesse sentido, propomos um trabalho de expansão da consciência pessoal por meio do fortalecimento do EU OBSERVADOR. Isso nos possibilita compreender por que temos dificuldade em lidar com certos fatores e a partir dessa percepção, podemos fazer escolhas para que essa interação seja mais fluida e proveitosa.
Em suma, nos tornamos protagonistas de nossa própria história. 

como se desenvolve? 

São encontros de uma hora ou uma hora e meia - de acordo com a necessidade e possibilidade de agenda. 

No primeiro encontro, iremos nos conhecer melhor e identificar sua necessidade e a estrutura geral do processo. 

À medida que os encontros vão acontecendo, vamos aprofundando tópicos e sub- tópicos que vão emergindo no processo. 

Você será, gradualmente, paramentado de ferramentas e compreensão mais profunda de sua forma de ser em relação às questões que entende mais relevantes para sua vida de forma sistêmica.

A cada encontro, você vai criando e fortalecendo "músculos" internos e ampliando sua consciência sobre você, sobre como entende e interage com o "mundo" e sobre suas dores e padrões automatizados de respostas (defesas). 

O tempo do processo varia de acordo com sua jornada pessoal e com sua percepção sobre encaminhamento das questões a serem desenvolvidas ou metas pessoais alcançadas! 

dimensões

É um processo que trabalha simultaneamente as várias dimensões (espiritual, psicológica/psicossomática, social, biológica),presentes em todos nós, de forma sistêmica e integrada. 

Esse conjunto de fatores que vão se formando e "formatando" ao longo do tempo, são decorrentes de experiências de vida e valores sociais e familiares.

Nossa história de vida contribui para a construção de competências que nos auxiliam a transpor desafios profissionais e pessoais. Paradoxalmente, formatam crenças limitadoras que trazem dificuldades em lidar com certos fatores e para realizar as mudanças necessárias ou desejadas. 

Embora o programa parta de uma linha de desenvolvimento pré-estabelecida, à medida que os encontros vão acontecendo e o tópico central for gradativamente aprofundado, alguns sub-tópicos vão emergindo.

Isso por que nos tornamos mais conscientes de nossas várias dimensões e podemos percebê-las sob óticas diferentes.

A cada parcela de objetivos gerais atingida, damos o nome de ciclo de desenvolvimento, que vão se construindo por meio de exercícios simples e ferramentas propostas.

Esse processo como um todo, atua em três dimensões temporais simultaneamente: passado, presente e futuro.

humana

Espiritual : Na dimensão espiritual, trabalhamos essencialmente o auto-conhecimento, assim como o conjunto de valores essenciais.
Não há conotação religiosa, o objetivo é descobrir ou aprofundar a percepção sobre o  que é realmente importante e o que nos norteia. 

Psicológica / Psicossomática:  Na dimensão psicológica  trabalhamos as formas de agir e reagir - resultados de um processo mental, ou seja, da forma como entendemos situações e  de como respondemos a elas (ou modelos mentais).
Nessa dimensão também trabalhamos o relacionamento mente / corpo e processos somáticos derivados dessa relação.

Social: Na social abordamos os relacionamentos de forma ampla: pessoais e profissionais. Como interagimos, como nos colocamos, como reagimos, etc. 

Biológica: Nessa dimensão, procuramos entender nosso "papel" dentro de um sistema maior, interdependente e "ecológico".

temporal

Passado:  Observar o histórico de vida nos permite evidenciar fatores que contribuíram para formação de crenças, imagens e bloqueios que podem dificultar mudanças, já que se transformam em processos automatizados. 

Presente:   A medida que vamos nos tornando mais conscientes de nossos padrões automáticos, podemos escolher aqueles que nos beneficiam e aqueles que nos trazem dificuldades. 
A incorporação desses aprendizados é reforçada por meio de exercícios simples e ferramentas diversas no dia a dia.

Futuro: Pouco a pouco, os músculos e competências necessários ou desejados vão se construindo. Ao final do processo, eles contribuirão para atingir metas de curto, médio e longo prazo, além de trazer mais consciência e poder de escolha, nos colocando como protagonistas de nossas vidas.

2009 - Inner Path® Desenvolvimento Integrado - Todos os direitos reservados